Perguntas Frequentes

Através do Mapa de Informações e Indicadores do Turismo – SISTUR, plataforma da Secretaria do Turismo do Estado, para o Cadastramento de Acesso aos Benefícios do Auxílio Financeiro para os Profissionais Desempregados do Setor de Bares, Restaurantes e Afins (Alimentação Fora do Lar). Nesse cadastro o solicitante preenche o Formulário, inserindo as informações, declarações e comprovações necessárias para fazer jus ao Auxílio Financeiro
Acesse: https://baresrestauranteseafins.setur.ce.gov.br/

10 mil trabalhadores desempregados que atuaram nos bares, restaurantes e afins (alimentação fora do lar), com ênfase nos  estabelecimentos ou atividades que se enquadrem nas atividades com CNAEs principais de Restaurantes e similares, Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento, Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento, Serviços ambulantes de alimentação, Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas, Serviços de alimentação para eventos e recepções – bufê, Cantinas – serviços de alimentação privativos e Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo. Este é o público alvo deste auxílio financeiro. A COMPROVAÇÃO SERÁ MEDIANTE APRESENTAÇÃO DO DESLIGAMENTO DO EMPREGO NA CARTEIRA DE TRABALHO.

O auxílio será no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), dividido em 2 (duas) parcelas de R$ 500,00 (quinhentos reais).

Profissionais que: 

  • Tenham emprego formal ativo; 
  • Sejam titulares de benefício previdenciário ou assistencial ou beneficiários do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Programa Bolsa Família; 
  • Exerçam, a qualquer título, cargo, emprego ou função pública em quaisquer das esferas de governo; 
  • Não sejam residentes no estado do Ceará.

Sim, pode solicitar. Não existe impedimento para solicitação do benefício se o interessado já ter recebido auxílio emergencial federal em 2020 ou auxilio cultural da Lei Aldir Blanc ( Lei 14.017, de 2020)

Após preenchimento de toda a ficha de inscrição no Mapa de Informações e Indicadores do Turismo – SISTUR, para enviar os dados você deverá clicará no botão ENVIAR no final do formulário, após validação dos dados, se tudo estiver correto, aparecerá a seguinte mensagem (acima do seu número de inscrição): Inscrição enviada dia XX/XX/XXXX às 00:00:00.


Observação: após o envio não será mais possível alterar as informações.

A Setur irá publicar uma relação com o nome de todos os proponentes contemplados em todos canais de comunicação da Setur (plataforma, site, facebook e instagram). Após a homologação a data será publicada a data com os resultados.

 

Além disso, você poderá consultar as informações no site oficial da Secretaria de Turismo do Ceará, no Mapa de Informações e Indicadores do Turismo – SISTUR

Sim, pois o pagamento será feito através de transferência bancária. A conta bancária poderá ser criada em qualquer instituição bancária, na modalidade corrente ou poupança, em nome e CPF do proponente. 

 

ATENÇÃO: se a conta bancária informada não tiver registrada com o nome e CPF do solicitante ou os dados informados não estiverem corretos, o pagamento do auxílio não poderá ser efetuado.

Sim. A transferência aos beneficiados será efetivada a partir da conta da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará diretamente na conta bancária informada pelo beneficiário.

Sim, desde que resida no Estado do Ceará e tenha tido registro da função na carteira de trabalho.